Raça Cão Norueguês de Macaréus

Também conhecido como Lundehund Norueguês, o Cão Norueguês de Macaréus é do tipo Spitz, pode medir até 38 cm de altura e pesar até 7 kg. Muito inteligente, o animal faz parte do grupo de cães primitivos que ainda podem ser encontrados em sua forma original em diversos países.

O nome do cão é em homenagem a ave Macareux, que em norueguês é chamada de Lunde, animal caçado pelo cachorro nos tempos primitivos. Na época, o cão precisava escalar paredões e entrar em buracos para alcançar o ninho das aves, o que possibilitou o desenvolvimento da flexibilidade e rapidez conhecidas até os dias de hoje.

Trata-se de um animal alerta e cheio de energia que não dispensa uma boa brincadeira. É também muito teimoso e independente, tanto que necessita de treinamento básico desde filhote para conseguir obedecer o dono.

Ficha Técnica

Origem: Noruega
Utilização: caça e companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo duplo, macio, denso, reto e curto
Cores: os padrões aceitos são o castanho avermelhado, cinza ou preto
Temperamento: inteligente, corajoso e fiel

Histórico

O cão é originário das Ilhas Lofoten, na aldeia de Mostad, e acredita-se que ele exista desde a era glacial. Há também registros do cachorro na literatura norueguesa do século 17 e 18, que traz relatos do cão caçando papagaios-do-mar, também conhecido como Macareux, aves de grande valia na costa norte do país. Não é à toa que o cachorro passou a ser valorizado pelos Vikings, valendo mais que uma vaca leiteira.

Sua habilidade para caça, no entanto, quase lhe rendeu a extinção, pois outros métodos passaram a ser utilizados, o que causou um declínio em sua criação. Mas devido aos esforços da criadora Eleanor Christie, que passou a criar a raça em um vilarejo mais afastado. Um surto de raiva em 1960 quase levou novamente o animal a extinção, mas graças à criadora, na época com 70 anos, o cão foi salvo mais uma vez.

Cuidados e Dicas

Como se trata de um cão rústico, ele não necessita de muitos cuidados, no entanto, escovadas duas vezes por semana para a retirada dos pelos mortos são recomendadas.

O animal também não deve ser criado em lugares reduzidos, apesar de ser de pequeno porte, já que ele precisa se exercitar com frequência.

Curiosidades

O animal possui cinco dedos em cada pata dianteira (diferentemente dos demais cães que têm quatro), além de poder afastar as patas em um ângulo de até 180º. As juntas extras no pescoço também lhe permite que vire totalmente a cabeça para trás.

Artigo AnteriorPróximo Artigo