Raça Cão Pastor da Ásia Central

Apesar do porte intimidador (o animal pesa até 50 kg) o cão tem um instinto protetor nato, além de ser muito sociável e apreciador da companhia da família. São muito inteligentes também e aprendem palavras de comando com facilidade. Trata-se de animais territorialistas que não latem sem razão.

Em seu aspecto geral, o Cão Pastor da Ásia Central tem estrutura forte e bem constituída, um verdadeiro molosso. Sua cabeça é grande e pesada, com focinho igualmente largo. Em seu país natal são feitas amputações em parte das orelhas e na cauda, mas o padrão aceita exemplares sem o corte, em nações onde a cirurgia é proibida.

Ficha Técnica

Origem: Rússia
Utilização: guarda e pastoreio
Porte: grande
Pelagem: pelo curto ou longo, mas ambos são densos e retos. O subpelo é lanoso e igualmente denso
Cores: qualquer tonalidade ou padrão de cor é aceita
Temperamento: calmo, sociável e fiel

Histórico

O animal é conhecido desde a Idade Média e apresenta diversas sub-espécies, todas entendidas como se fossem o mesmo animal, padronização contestada por diversos estudiosos. No Turcomenistão, por exemplo, especialistas criaram seu próprio padrão de acordo com a espécie que é comum no local, o Alabai. A raça foi desenvolvida pelo canil estatal e serviu durante muito tempo como guarda de usinas, fábricas e estabelecimentos comerciais.

Por centenas de anos, o cão também foi utilizado como pastor de ovelhas contra lobos, tigres, ursos e leopardos, mas atualmente é utilizado como guarda em fazendas.

Cuidados e Dicas

O cão é muito comum no campo ou na fazenda, se adequando com maior facilidade nesses locais. Por isso, não é aconselhável criá-lo em lugares reduzidos já que ele necessita de espaço para se exercitar e brincar.

Apesar de rústico, o animal necessita de ao menos duas escovadas por semana em sua pelagem para evitar pelos mortos

Curiosidades

O cão recebe diversos nomes dependendo do país onde é encontrado. No Tadjiquistão, por exemplo, chama-se Alach, já no Turcomenistão, é conhecido como Alabai.

Artigo AnteriorPróximo Artigo