Também conhecido como “Ermenti,” e “Egyptian Sheepdog,” o Cão Pastor Egípcio de Armant, ou apenas Armant, é um cão pastor de porte grande, semelhante ao Briard.
São ótimos vigilantes e primariamente foram usados para cuidar de rebanho, muito embora originariamente tenha sido criado no Egito como cão de guarda. Os Armants são animais rápidos e ágeis, balanceados e espertos. Eles não temem qualquer predador, e são valentes protetores de seus rebanhos e donos.
São também obedientes e sempre ávidos por trabalhar na companhia de dono. Extremamente perspicazes, os cachorros da raça respondem rapidamente a situações adversas.
Ficha Técnica
Origem: Egito
Utilização: rebanho, guarda e companhia
Porte: médio
Pelagem: o pelo é longo, áspero, duro, e mais longo nas sobrancelhas. Ele também apresenta indícios de formação de barba.
Cores: preta, preta e castanha, cinza e cinza amarelado.
Temperamento: astuto, corajoso e leal
Histórico
O Armant se originou no Egito quando as tropas de Napoleão levaram cães europeus do tipo Briard ao país. Esses animais acabaram se acasalando com cães da região, dando origem à raça Armant.
Cuidados e Dicas
A raça é vulnerável a displasia coxofemural e osteocondrose (doença ortopédica que ataca as juntas, causando falta de irrigação sanguínea na região).
Curiosidades
O seu nome vem do vilarejo de Armant, no norte do Egito, onde os cães eram muito utilizados como pastores.