O Cão Romeno Carpatiano é um animal relativamente grande, ágil, leve e de aparência vigorosa. O tronco é retangular, já seu peito é amplo e profundo, enquanto os ombros são longos e ligeiramente inclinados. As características sexuais são bem definidas, sendo os machos mais altos e mais fortes que as fêmeas.
O cão é um guardião corajoso e natural, distinguindo-se pela sua ligação instintiva e incondicional ao rebanho e seu dono. Ele apresenta pigmentação cinza na maior parte do corpo e preta na margem das pálpebras e nos lábios.
Ficha Técnica
Origem: Romênia
Utilização: rebanho, guarda e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelos ásperos, densos e retos. A subpelagem é densa e macia, com exceção da cabeça e da face anterior dos membros, onde a pelagem é curta e reta. No pescoço, na face posterior dos membros e na cauda, os pelos são mais longos e profusos
Cores: diferentes tonalidades de cinza mescladas com o preto e marcas brancas. Frequentemente, o pelo é mais claro nas laterais e mais escuro no dorso.
Temperamento: calmo, corajoso e leal
Histórico
A história do Cão Pastor Romeno Carpatiano se perde na história da Romênia, mas acredita-se que a raça esteja presente há séculos na região. O primeiro registro escrito apareceu em uma revista de veterinária do século 19, mas o Cão Pastor Romeno Carpatiano só seria oficializado recentemente.
Em 1998, um grupo de entusiastas romenos fundou um clube da raça em Bistrita, mas foi apenas em março de 2003 que a raça foi padronizada, sendo que em 2006, foi aprovada pelo comitê geral da FCI.
Cuidados e Dicas
O animal tem expectativa de vida de cerca de 14 anos e seu pelo farto requer escovações semanais. Também é um cachorro muito ativo, que terá dificuldade para se adaptar à vida em um apartamento.
Curiosidades
O Cão Pastor Romeno Carpatiano é um animal muito leal, mas apenas quando reconhece o dono como líder. A sua natureza rústica e selvagem faz com que o seu instinto de matilha seja muito aguçado, fazendo com que ele possa desafiar a autoridade do dono se não for controlado.