O Cão Pastor Romeno Miorítico é um animal de grande porte, porém seu padrão não aceita exemplares muito pesados. A pelagem é longa e bem guarnecida na cabeça, por todo o tronco e membros. Os machos também são mais altos que as fêmeas, o que facilita a identificação dos sexos.
Trata-se de um cão calmo e estável. É ainda um bom pastor, muito corajoso e, em sua terra natal, foi um lutador eficiente contra grande predadores (ursos, lobos, linces). Mesmo que possa ser cauteloso com estranhos, adora crianças e forma fortes vínculos com seus donos.
Ficha Técnica
Origem: Romênia
Utilização: rebanho, guarda e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo abundante na cabeça e no tronco, textura áspera, reta e de comprimento mínimo de 10 cm. A subpelagem é mais densa e flexível e de cor mais clara. Nos membros, a pelagem é mais curta
Cores: malhado de base branca com marcações bem definidas em preto ou cinza, ou uniforme nas cores branco ou cinza
Temperamento: calmo, estável e corajoso
Histórico
O Cão Pastor Romeno Miorítico foi selecionado de uma raça natural das montanhas Carpatianas, sendo o principal critério a sua utilidade. Esta raça teve muitos entusiastas na Romênia em virtude de sua vigorosa aparência.
O padrão da raça foi redigido pela Associação Cinológica Romena em 1981. Uma comissão técnica adaptou e revisou o padrão em 2002 para ficar em conformidade com o modelo estabelecido pela FCI em Jerusalém.
Cuidados e Dicas
Devido ao seu pelo farto, o animal requer escovações semanais e o seu tamanho o torna predisposto a apresentar displasia coxofemural.
Curiosidades
Com o seu histórico de protetor de manadas, o Cão Pastor Romeno Miorítico forma fortíssimos vínculos com o dono, não hesitando em lutar até a morte para protegê-lo.