Raça Cão Pelado Peruano Grande

Além do porte grande, o Cão Pelado Peruano pode ser encontrado nos tamanhos médio e pequeno. Elegante e esbelto, é um cachorro dócil e afetuoso com o dono, mas desconfiado e reservado com estranhos. Por isso, além de companhia, ele é indicado como cão de alerta.

Ficha Técnica

Origem: Peru
Utilização: companhia
Porte: grande
Pelagem: alguns apresentam tufos de pelos na cabeça, ponta da cauda e, às vezes, no dorso.
Cores: preto, vários tons de cinza, marrom escuro até vermelho claro. A pele costuma apresentar manchas rosadas
Temperamento: atento e afetuoso

Histórico

Não se sabe ao certo a origem do Cão Pelado Peruano. Para alguns, ele descende do Cão de Crista Chinês. Outros acreditam que ele veio da África. Porém, cerâmicas do período pré-hispânico – há 3 mil anos – já retratavam a raça. Ele aparece em utensílios feitos por diferentes civilizações pré-Incas.

Cuidados e Dicas

Por não ter pelos é aconselhável que o cão não fique muito tempo exposto ao sol. E quando for passear, é necessário protegê-lo com protetor solar espefícico para cães.

Curiosidades

A ausência de pelos faz com que a raça seja uma boa opção para pessoas alérgicas. No final de 2008, o cão ganhou destaque na mídia com a eleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele prometeu para suas filhas Malia, 10 anos, e Sasha, 7 anos, um cãozinho para levarem à Casa Branca. Como a filha mais velha do presidente é alérgica, os peruanos sugeriram o cão, patrimônio nacional do Peru. Infelizmente Orejas, seu nome de batismo, não chegou à Casa Branca.
Além de praticamente sem pelos, o Cão Pelado Peruano costuma apresentar ausência de alguns dentes. Sem pelos para protegê-lo do frio, o cachorro apresenta temperatura um pouco mais alta que os demais. O Cão Pelado Peruano ganhou por dois anos consecutivos, o posto de ‘mais feio do mundo’.

Artigo AnteriorPróximo Artigo