A característica mais marcante da raça são os pelos que formam uma crista nas costas do animal. Esse cão costumava ser muito raro fora da Tailândia, mas está ganhando popularidade na Europa e nos EUA como uma raça exótica.
É um cachorro musculoso, de porte médio e alongado, o que o torna muito ágil. A sua altura costuma ficar entre 56 e 61 cm nos machos e 51 a 56 cm nas fêmeas e o peso de 18 a 27 kg e 16 a 25 kg, respectivamente. Devido ao seu pelo muito curto e compacto, ele é uma boa escolha para donos com problemas de alergia.
Ficha Técnica
Origem: Tailândia
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e liso. A crista é formada por pelos crescidos na direção oposta ao resto da pelagem. Deve ser claramente definida das outras partes do dorso, afinada e simétrica. A preferência é por uma crista fina
Cores: ruivo, preto, azul e fulvo muito claro podendo apresentar máscara preta
Temperamento: valente, ativo e fiel
Histórico
Trata-se de uma raça muito antiga, com poucos documentos comprovando a sua origem. Acredita-se que essa variedade tenha mais de 3 mil anos, descendendo de cães selvagens da Ásia que foram domesticados por caçadores. Textos históricos de 350 anos fazem referência ao animal, que foi muito utilizado para a caça e guarda na região leste da Tailândia.
Cuidados e Dicas
É uma raça extremamente saudável e que apresenta poucos problemas de saúde, uma vez que o Cão Tailandês de Crista Dorsal se desenvolveu naturalmente até pouco tempo. Devido à pequena população, no entanto, algumas complicações começam a aparecer, como displasia coxofemural e problemas de pele.
Curiosidades
A crista dessa variedade é bastante rara, aparecendo, entre as raças reconhecidas internacionalmente, apenas no Cão Tailandês de Crista Dorsal e no Rhodesian Ridgeback, o que sugere que ambos tenham uma ligação. Alguns filhotes da raça podem nascer sem a crista.