A aparência geral do Clumber Spaniel é de um cão com tronco alongado, baixo e pesado. Ele tem ainda uma expressão muito pensativa e mostra grande inteligência. Porém, é um animal de reflexo lento e baixa atividade espontânea. Todos os seus movimentos são calmos.
O Clumber Spaniel é usado como apontador de caça e recolhedor de presa. Mas também é um ótimo companheiro, muito divertido, e se dá bem com as crianças.
Sua cauda pode ser cortada em países onde é possível fazê-la, mas não é indicado que seja muito curta. A pelagem do animal é sedosa, lisa e densa, não muito longa, sendo que nos membros e peito, ele possui franjas que são longas e abundantes. As cores podem ser limão e branco ou laranja e branco, sendo que poucas marcas no corpo são preferíveis.
Ficha Técnica
Origem: Inglaterra
Utilização: apontador de caça e retriever (recolhedor)
Porte: pequeno
Pelagem: franjas longas e abundantes no peito e membros, e pelos médios no resto do corpo
Cores: limão e branco ou laranja e branco, poucas manchas são preferíveis
Temperamento: tranquilo, inteligente e divertido
Histórico
O Cumbler Spaniel é um dos mais recentes nesse tipo de raça. Seu nome é oriundo do Clumber Park, moradia do Duque de Newclastle, em Nottingham, Inglaterra. Esse exemplar passou a ser mais reconhecido a partir de 1859, e era muito apreciado pela aristocracia britânica.
Cuidados e Dicas
Como é bem peludo, necessita-se de ser escovado, pelo menos, três vezes por semana. Deve ser tratado com muita diversão, por ser calmo.
As doenças mais frequentes nestes cachorros são displasia coxofemural, entrópio (pálpebras viradas para dentro) e hipertiroidismo. Por isso, é bom ficar atento para sintomas dessas enfermidades.
Curiosidades
A raça não tem uma ascendência exata. Vários estudos foram desenvolvidos para explicar o seu porte físico forte e excelente faro. Estudiosos dizem que ele pode ter vindo de um acasalamento de um cão Spaniel Albino e um Basset Hound.