Dentre as diversas variações existentes de Coonhound, o Preto com Castanho é a mais importante delas. De estrutura forte e bem constituída, o cão possui temperamento vivo e pronto para a ação, além de ter resistência fora do comum. Apesar do pelo curto, o cachorro foi desenvolvido para suportar baixíssimas temperaturas ou o calor elevado.
O cão herdou também grandes semelhanças com seu ancestral, o Bloodhound, ou seja, tem orelhas compridas e caídas, a cabeça e focinho longos e é extremamente alto (até 68,5cm). Ele se dá bem com crianças e outros animais da casa, sendo muito protetor e fiel ao seu dono. Apesar da doçura, ele fica desconfiado na presença de estranhos.
Ficha Técnica
Origem: Estados Unidos
Utilização: caça, rastreador
Porte: grande
Pelagem: pelo denso e curto
Cores: preto com manchas castanhas é o único padrão aceito
Temperamento: amistoso, ágil e protetor
Histórico
Acredita-se que o cão tenha como ancestrais os Foxhounds do século 18, muito embora
o Bloodhound também tenha sido utilizado para o seu desenvolvimento. Os animais são originários dos Estados Unidos e foram criados, a princípio, para caçar guaxinins, especialmente, à noite.
Cuidados e Dicas
Apesar do pelo curto, o animal necessita de escovação semanal e limpeza interna das orelhas para não acumular cera no ouvido.
O cão também necessita de espaço para se exercitar, não sendo uma boa indicação para apartamentos ou espaços reduzidos.
Curiosidades
Dono de faro apuradíssimo, o cão obtém sua caça unicamente pelo cheiro. Sua coragem também lhe rendeu créditos como caçador de cervos, ursos e leões da montanha.