Sua constituição longilínea e muscular é o ponto forte deste cão, famoso por ser um excelente velocista. Muito raro, o animal tem grande valor comercial, principalmente por ser um bom caçador, além de farejar presas como poucos.
Muito exigente, o padrão da raça é criterioso e não permite uma série de pequenos detalhes. A cauda do animal, por exemplo, deve ser longa, grossa na raiz e ir afinando até a ponta, alcançando quase até o solo. Quando em movimento, sua cauda deve ser curvada, jamais elevada acima da linha superior.
O pelo do animal deve medir de 7,5 cm a 10 cm e a cor preferencial é o cinza azulado escuro, apesar de variações castanhas avermelhadas também serem muito apreciadas pelos criadores. De temperamento tranquilo com estranhos, o cão é um pouco arredio.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: Corrida e companhia
Porte: grande
Pelagem: semilongo, áspero, duro e encrespado
Cores: cinza escuro azulado, cinza escuro ou tigrado e castanho, areia avermelhado ou ruivo baio com pontos pretos. O peito e as patas devem ser brancas, admitindo-se uma pequena mancha branca na ponta do esterno, mas quanto menos branco mais valorizado, uma vez que sua pelagem é de cor uniforme. Uma faixa branca na cabeça ou colar branco também é inaceitável
Temperamento: dócil, fiel, ágil
Histórico
Há controvérsias a respeito do surgimento deste cão, já que uns acreditam que ele descenda do Wolfhound Irlandês, enquanto outros defendem que a raça seja descendente dos Hounds de Picts.
Cuidados e Dicas
Como é um cão rústico, não necessita de cuidados extremos, mas escovadas vezes por semana são necessárias para que seu pelo naturalmente encrespado não ganhe nós. De qualquer forma, o animal é conhecido desde os séculos 16 e 17, e quase foi extinto, devido à nobreza que queria exclusividade na criação do animal. Acredita-se que na Idade Mediaval, por exemplo, ninguém inferior a um conde poderia ter um exemplar.
Em 1820 alguns amantes da raça voltaram a criar o cão, obtendo excelentes resultados, mas com a chegada da 1º Guerra Mundial, novamente o Deerhoud passou por quase extinção.
Por ser um animal de caça e corrida, não é recomendada sua criação em ambientes reduzidos. Como sua constituição física é pesada, ele deve se exercitar com regularidade para que ele não ganhe sobrepeso.
Curiosidades
O cão é extremamente alto (pode medir até 80 cm) e pesar incríveis 100 kg.