Raça Dogue Brasileiro

Apesar da cara de mau, proprietários da raça afirmam que o Dogue Brasileiro é um cão que apresenta temperamento equilibrado e muito apto a disciplina. É um bom cão de guarda, sem ser extremamente desconfiado. Ligado a família, não se apega apenas a uma pessoa. Por isso é sociável com as visitas, já com estranhos costuma ser pouco amigável.

O Dogue Brasileiro pode apresentar problemas com cães do mesmo sexo. O ideal é acostumá-los desde pequenos com outros animais e pessoas.

Ficha Técnica

Origem: Brasil
Utilização: guarda
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: qualquer variação ou combinação de cores são aceitas
Temperamento: corajoso, tenaz, ativo e meigo

Histórico

Com o objetivo de criar uma raça tão dócil quanto um Boxer, e com a coragem do Bull Terrier, o brasileiro Pedro Dantas decidiu, em 1978, cruzar as duas raças. Do resultado nasceu o Bull Boxer, que mais tarde recebeu o nome de Dogue Brasileiro.

Desenvolvido no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Caxias do Sul, o cão ficou conhecido nacionalmente em 2000, quando uma matéria sobre a raça foi publicada.

Cuidados e Dicas

O pelo curto dispensa muitos cuidados. Recomenda-se apenas escovadas frequentes para eliminar o pelo morto.

Curiosidades

O Dogue Brasileiro integra o time das dez raças brasileiras conhecidas. Ele é um molosso do grupo 1, ou seja, raça não reconhecida pela Fédération Cynologique Internationale (Federação Internacional de Cinologia).

Artigo AnteriorPróximo Artigo