Ele é irmão do Elkhound Norueguês Cinza. As diferenciações vêm na cor. Sempre preto sólido, o Elkhound Preto tem as pernas mais longas e o corpo mais curto que seu parente. Ele também tem a pelagem mais densa, dupla, curta, grossa, macia e eriçada.
O Elkhound Norueguês Preto é um exímio caçador. Desde ursos a arminhos (espécie de doninha branca), o cão tem as mesmas técnicas de caçada que seu irmão.
Sempre foi usado para puxar trenós. Por conta desse contato com as pessoas, tornou-se um grande companheiro, porém, tem o temperamento forte e agressivo, às vezes.
Ficha Técnica
Origem: Noruega
Utilização: puxar trenós, caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelagem densa, dupla, curta, grossa, macia e eriçada
Cores: preto sólido
Temperamento: forte e agressivo, porém, se ensinado desde filhote pode tornar-se uma grande companhia
Histórico
Há indicações em estudos históricos que esses cães viviam junto aos vikings. Ossadas datadas de 4 a 5 mil anos atrás mostram isso. Foi dado como raça distinta em 1877, depois de ser separado do Cão Sueco de Caça ao Servo e do Elkhound Noruguês Cinza.
Cuidados e Dicas
O Elkhound Norueguês Preto necessita de muito exercício. Por isso, não é aconselhado a viver em apartamentos ou casas pequenas. Se for o caso, caminhadas diárias podem deixar o cão mais vívido e saudável.
Também é necessário ser escovado três vezes na semana, para a retirada de pelos que caem.
Curiosidades
Como ótimos puxadores de trenós que são esses cães foram usados pelo exército da Noruega para levarem suprimentos a suas tropas.
Eles possuem duas técnicas de caçada. A primeira para animais de pequeno porte, onde eles travam a passagem, forçando a presa a retornar e dar de cara com o tiro. Para animais grandes, eles confundem a caça latindo, atacando e recuando em seguida e assim localizar seu dono, para chegar com o tiro.