Por ser um cão extremamente ativo, o Fox Terrier Pelo de Arame, também conhecido como Fox Terrier de Pelo Duro, não deve ser a primeira escolha de pessoas idosas. Apesar do excesso de energia, o cachorro se adapta bem em apartamentos, desde que seja levado constantemente para passeios, caminhadas, brincadeiras, entre outras atividades com o dono. É preciso ficar atento aos latidos, que podem incomodar, e muito, os vizinhos.
Se costuma ficar o dia inteiro fora de casa, talvez esse não seja o cão mais adequado ao seu perfil. O Fox detesta ficar sozinho, e costuma destruir o que estiver à sua frente, caso fique solitário. Não será problema dividir espaço com outros cães, desde que seja acostumado desde pequeno. Nos passeios é melhor sempre sair com a guia, já que o animal é valente e pode tentar enfrentar cachorros bem maiores.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça
Porte: pequeno
Pelagem: pelo denso, de textura dura. Dorso, costelas e posteriores contam com subpelo macio e curto. Nas pernas o pelo é denso e áspero
Cores: o branco predomina com marcas pretas, preto e marrom, ou marcas marrons
Temperamento: valente, alerta, inteligente e amigável
Histórico
Segundo historiadores, o Fox Terrier Pelo de Arame já perambulava pela Grã-Bretanha desde o século 15. O cachorro foi desenvolvido para ajudar caçadores a desentocar as raposas. O pequeno cão costumava acompanhar o Fox Hound nas caçadas. Este localizava e cercava a presa, mas tinha dificuldade em tirá-la da toca. Então o Fox Terrier Pelo de Arame entrava em ação.
Cuidados e Dicas
Para que o pelo não embarace é preciso escová-lo pelo menos três vezes por semana. Alguns exemplares, principalmente os brancos, podem apresentar tendência à surdez.
Curiosidades
Quem acompanhou as “Aventuras de Tintim”, do belga Hergé, deve se lembrar do cachorrinho que acompanhava o jovem jornalista. Milu era um Fox Terrier Pelo de Arame.
Se tiver vasos de plantas, jardim, quintal, prepare-se. O cão adora escavar.