Este é um típico cão de caça. Rápido e inteligente, o cão persegue a caça em qualquer tipo de terreno e situação. O cão é muito ativo, por isso, não deve ficar confinado em um apartamento ou casa pequena, sem quintal. Ele precisa gastar sua energia em passeios, brincadeiras e longas caminhadas, caso contrário, poderá começar a destruir objetos.
Afetuoso e dócil, ele também é uma ótima companhia para crianças. Pode conviver com outros animais, desde que acostumado desde pequeno. O treinamento com este cão exige um pouco de paciência, já que é inquieto. Acostumado a viver em matilhas, não aprecia nem um pouco ficar muito tempo sozinho.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: qualquer cor e marcação reconhecida, típica dos sabujos
Temperamento: dócil, equilibrado, companheiro e inteligente
Histórico
No final do século 15, a nobreza e a realeza inglesa notaram uma queda acentuada no número de cervos, animais caçados por esporte e também para alimentação. O Staghound e o Deerhound eram as raças utilizadas para a caça ao cervo.
Sem cervos, a solução foi encontrar outra presa para continuar a diversão durante o reinado de Henrique VIII. A raposa, então, tornou-se alvo dos nobres caçadores. E uma nova presa pede um novo cão de caça. Eis que surge o Foxhound Inglês, resultado do cruzamento entre o Greyhound (velocidade), o Fox Terrier (instinto de caça) e o Buldogue, de quem herdou a persistência em perseguir a presa.
Cuidados e Dicas
O pelo curto pede poucos cuidados. Escovadas semanais são importantes apenas para retirar o pelo morto e mantê-lo brilhante. É preciso ficar atento com a otite, já que suas orelhas são um pouco grandes.
Curiosidades
O cão aparece na 46ª posição no livro “A Inteligência dos Cães”, do psicólogo Stanley Coren