Sagaz, com faro refinado e uma boa voz, o Grifo Azul é habilitado para todo o tipo de caça. É bastante alerta, e quando estiver caçando em matilhas, pode se mostrar um pouco agressivo. É utilizado na caça de tiro a lebres e assistente na pista de javali.
Seu temperamento reflete sua descendência do Pequeno Azul: de boa natureza, é determinado e muito afetuoso com toda a família, além das crianças e outros cães.
Ficha Técnica
Origem: França
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: média, dura, felpuda e áspera
Cores: tricolor, tendo o branco como predominante e salpicado de preto (ruão), conferindo o tom azul da raça. Possuiu o castanho na cabeça em pintas acima dos olhos (quatro olhos)
Temperamento: sagaz, alerta e afetuoso
Histórico
De origem muito antiga, o Griffon Bleu Gascoigne, como o nome sugere, veio da Gasconha, na costa sudoeste da França, de onde também surgiram o Grande Azul, o Pequeno Azul e o Basset Azul.
Ele surgiu do cruzamento entre o Pequeno Azul da Gasconha com um grifo (provavelmente o da Vendéia) de pelo duro, sendo que traz semelhanças do primeiro como a forma e cor, e o pelo duro e o tamanho ligeiramente menor do primeiro. O Griffo era muito utilizado na caça de lebres.
Cuidados e Dicas
Precisa de espaço para se exercitar. Como é um cão de caça, deve viver no campo. E seu pelo duro requer uma escovação regular.
Curiosidades
Entre os cães da Gasconha, o Griffon Azul é o mais raro.