Como a maioria dos cães franceses, é um ótimo caçador, dotado de um excelente faro, principalmente em terrenos difíceis e cerrados. Além de ser corajoso, é um cão que toma iniciativa, permitindo seu uso em pequenas matilhas para a caça ao javali.
É um cachorro fácil de ser treinado, no entanto, se mostra muito obstinado e independente, e seu dono deverá ser firme em sua educação desde filhote. Calmo, o Nivernais tem uma relação afetuosa com seus proprietários. É extremamente amigo das crianças e não é agressivo. Também convive bem com a presença de outros animais de estimação.
Ficha Técnica
Origem: França
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: com aparência “descuidada”, sua pelagem é comprida, áspera e desgrenhada
Cores: escurecida, com as pontas dos pelos mais escuras que a raiz. A cor fulva pode ser mais ou menos escura, mas sem chegar ao laranja. É aceito aspecto azulado na ponta escura. Pode ter pelos brancos disseminados pelo corpo em maior ou menor proporção, que formam nuances que vão do cinza claro ao cinza escuro, incluindo o cinza javali.
Temperamento: Corajoso, independente, calmo
Histórico
Trata-se de uma das raças francesas mais antigas destinadas à caça ao lobo em matilha. É descendente dos segusianos, cães utilizados pelos Gauleses, e dos Cinzas de Saint Louis. O Griffon Nivernais foi muito apreciado durante 200 anos, até o reinado de Luis XI. Depois desse período foi abandonado das matilhas reais por Francisco I, que preferia os cães brancos. No entanto, alguns fidalgos de Nivernais os mantiveram até a revolução francesa, quando a raça parecia ter desaparecido. Um século depois, o Nivernais, chamado muitas vezes de “cão do país”, foi recriado.
Entre o final do século 19 e início do século 20, recebeu o sangue dos cães de Vendéia, de Foxhound e Otterhound, para melhorar sua estrutura, velocidade, temperamento e chegar à raça que conhecemos hoje. O clube do Nivernais foi criado em 1925.
Cuidados e Dicas
Por ser um cão instintivamente de caça, precisa de espaço, e não deve ser criado na cidade. Como tem uma pelagem grossa e desgrenhada, deve ser escovado regularmente. Delicado, o animal não é muito resistente ao calor.
Curiosidades
Hoje, o Griffon Nivernais é utilizado para caça pequena, mas na Grécia, EUA e Canadá (locais para onde são exportados) as suas presas são os ursos.