Raça Hokkaido

Qualidades não faltam a esse cachorro japonês. Ele é muito conhecido por ser um cão destemido, alerta, caçador determinado, eficiente tanto para guarda como para defesa, e ainda é fiel e obediente. Muito inteligente, é um cão fácil de se treinar. O Hokkaido deve ser acostumado com crianças desde filhote.

Esta raça não deve ser criada em apartamento. O ideal é deixá-lo livre, em uma casa com quintal amplo e espaçoso. Apesar do lado caçador destemido, o Hokkaido é um cão dócil, que aprecia conviver em meio ao ambiente familiar.

Ficha Técnica

Origem: Japão
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: pelo áspero e reto, com subpelo macio e denso. Na cauda o pelo é longo e eriçado
Cores: sésamo (pelo de cor fulva avermelhada, com pontas pretas, tigrado, ruivo, preto, preto e castanho e branco
Temperamento: dócil, alerta, obediente e corajoso

Histórico

O Hokkaido é mais conhecido no Japão como Ainu-ken, nome da tribo japonesa que levou o animal para o país há cerca de 3 mil anos. Porém, a origem deste spitz é incerta. A tribo Ainu, que vivia espalhada pelo arquipélago foi “empurrada” ao norte do país, mais especificamente na gelada província de Hokkaido, por isso este cachorro também ficou mais restrito a esta ilha. A natureza protetora e desconfiada do Hokkaido fez com que ele ocupasse o papel de cão guardião das famílias Ainu.

Acredita-se que o Hokkaido seja o cachorro mais antigo entre as raças japonesas. Com o passar dos anos ele foi rebatizado e acabou recebendo o nome da província em que ficou restrito.

Alguns exemplares da raça têm a língua azul, pista de um possível parentesco com o Chow Chow e o Shar Pei.

Cuidados e Dicas

O cão precisa ser frequentemente escovado para a retirada dos pelos mortos e manutenção do brilho da pelagem. Ele tem tendência em engordar, por isso recomenda-se caminhadas diárias e controle na alimentação.

Curiosidades

No Japão, ele também é conhecido como Seta, Shita e Ainu-ken. Outro “apelido” da raça é Dô-ken. Em 1937, foi designado como Monumento Natural do Japão, graças ao esforço da Sociedade para a Preservação das Raças Japonesas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo