Ele tem aparência de bonachão, mas é esperto e ativo. Grande, não exige muito espaço, mas necessita de passeios diários. Mesmo grandão, ele consegue acompanhar tranquilamente o dono em longas caminhadas. Apegado, detesta ficar sozinho.
Dono de um temperamento dócil, o cão convive bem com outros cachorros e também com outros animais. Também é paciente com crianças e diverte-se brincando com elas. Vale lembrar que seu porte e suas brincadeiras podem derrubar ou machucar crianças pequenas.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: pastoreio
Porte: grande
Pelagem: pelagem dupla: subpelo impermeável e pelagem abundante, áspera, longa e eriçada
Cores: todos tons de cinza, azul ou acinzentado. O tronco e os posteriores têm cor uniforme, com ou sem pequenas manchas brancas nas extremidades das patas
Temperamento: dócil, corajoso, fiel e companheiro
Histórico
Alguns acreditam que ele tenha parentesco com o Owtchar, um cão peludo da Rússia. Já outros acham que o Old English Sheepdog é parente do Bergamasco, do Briar, Caniche e Deerhound.
Cuidados e Dicas
Por ser cão de grande porte, o Old English Sheepdog tende a apresentar displasia coxo-femural. É preciso ficar atento com o pelo e a pele, para afastá-lo de coceiras, fungos e bactérias.
Curiosidades
A raça tem fama de estabanada mas, de acordo com seus proprietários, a culpa é da ‘franja’ que atrapalha a visão do cão, causando também o famoso andar com gingado.
O Old English Sheepdog mais famoso do Brasil foi protagonista do programa infantil “TV Colosso”. Priscila era uma assistente de produção meiga e estabanada.