Raça Perdigueiro Português

Cão de aponte e recolhedor de caça, o Perdigueiro Português, também conhecido como Braco Nacional, é um grande companheiro e muito apegado aos donos. Extremamente dócil, chega a ser, em determinadas situações, excessivamente submisso, tentando sempre agradar ao dono.

Ativo e atento, é um cachorro calmo por natureza, mas sempre alerta e vivaz. Se adapta bem ao ambiente doméstico, convive tranquilamente com crianças, além de ser um cão muito sociável.

Ficha Técnica

Origem: Portugal
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, pouco macio e denso
Cores: amarelo e marrom, unicolor e com manchas brancas
Temperamento: companheiro, dócil, calmo e afetuoso

Histórico

Acredita-se que o Perdigueiro seja originário do Oriente, e há registros de que a raça já habita Portugal desde o século 12. Quase 200 anos depois, caiu nas graças da nobreza e passou a acompanhá-los ativamente durante as caçadas reais. Já no século 16, começou a ser utilizado pelas classes populares.

Alguns cinófilos afirmam que o Perdigueiro Português contribuiu para o surgimento dos Pointers conhecidos atualmente, como o Pointer Inglês.

O padrão da raça foi definido apenas na década de 30.

Cuidados e Dicas

É preciso ficar atento às orelhas do cachorro. Sua pelagem curta exige apenas escovadas frequentes para tirar os pelos mortos.

Curiosidades

Consegue pegar a presa tanto na terra como na água, sem danificá-la.

Artigo AnteriorPróximo Artigo