Alegre e brincalhão, o Samoieda parece que está sempre sorrindo, devido ao formato de sua boca. Dócil, adora a companhia do dono e sempre que pode o acompanha para todos os lugares. Curioso, sempre está à procura de algo. Gosta de brincar e correr, por isso é aconselhável criá-lo em um local espaçoso, ou se morar em um apartamento levá-lo para passear várias vezes ao dia.
Além de apresentar facilidade para o aprendizado, o cão é muito esperto e gosta da companhia de crianças e de interagir com os pequenos. Por ser muito sociável não é um cão recomendado para guarda.
Ficha Técnica
Origem: Norte da Rússia e Sibéria
Utilização: tração de trenó e companhia
Porte: grande
Pelagem: dupla, com subpelo curto, macio e denso. Pelo de cobertura mais longo, áspero e reto
Cores: branco puro, creme ou branco com biscoito (fundo branco com ligeiras marcas biscoito)
Temperamento: alerta, companheiro, dócil e brincalhão
Histórico
O povo Samoiedo já utilizava os Samoiedas há cerca de 5 mil anos, no pastoreio de renas e na tração de trenós – esta última atividade ainda é exercida pelos cães. Além dessas funções, os cachorros, que viviam sempre bem próximos aos donos, serviam como ‘aquecedores’.
Os cães foram descobertos por expedições realizadas em 1870. Em pouco tempo já estavam na Europa, onde sua beleza e doçura conquistaram uma grande leva de admiradores. A raça foi reconhecida oficialmente em 1893, e em 1920 ganhou seu primeiro clube.
Cuidados e Dicas
Recomenda-se escovar o pelo do animal de 2 a 3 vezes por semana. A frequência pode aumentar na época de troca de pelagem. Algumas doenças que aparecem normalmente nos Samoiedas são catarata, epilepsia e displasia coxo-femural
Curiosidades
O famoso ‘cheiro de cachorro molhado’ não pode ser aplicado ao Samoieda, pois o cão não possui glândulas subcutâneas, por isso não exala odores característicos.