Não se engane com seu tamanho. Apesar de baixinho, o Sealyham Terrier é um cachorro troncudo e de constituição forte. Ativo e brincalhão, convive muito bem com crianças pequenas. Por ter personalidade um pouco forte, é aconselhável que o dono seja experiente e com pulso firme.
Gosta da companhia do dono e da família, mas fica desconfiado na presença de pessoas estranhas. Apesar do temperamento, dá-se bem com outros cachorros, além de ter boa adaptação em apartamentos, desde que seja levado diariamente a vários passeios para correr e caminhar.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça e companhia
Porte: pequeno
Pelagem: dupla. Pelo longo, áspero e de arame, com subpelo resistente
Cores: todo branco, ou branco com manchas limão, marrom, azul ou cor de texugo na cabeça e nas orelhas. Muito preto ou muito mosqueado é indesejável
Temperamento: fiel, inteligente, afetuoso e independente
Histórico
Muitos criadores acreditam que a raça é resultado da obstinação do capitão John Edwardes , que queria desenvolver o Terrier perfeito, no século 19. Para alcançar sua sonhada perfeição, o capitão cruzou algumas raças, como o West Highland White e Bull Terrier com Welsh Corgis.
Seu atípico método de seleção consistia em vários testes como enfrentar ratos, gambás e Terriers adultos. Em alguns casos, os mais covardes eram abatidos.
Cuidados e Dicas
O pelo do Sealyham deve ser escovado e aparado com frequência.
Curiosidades
Em março de 2009, o Sealyham Terrier Efbe’s Higalgo at Goodspice conquistou o prêmio de Melhor Cão da Crufts 2009, eliminando aproximadamente 28 mil participantes.