O Skye Terrier é uma das raças mais antigas, com pelo menos 400 anos de existência. Dono de um pelo longo que cobre até mesmo sua visão, possui pontudas orelhas eretas e é considerado um ótimo companheiro.
Apesar de ser mais difundido como cão de companhia, o animal também é indicado como de caça, uma vez que identifica facilmente estranhos, além de suas pernas curtas facilitarem a entrada em lugares estreitos para caçar texugos e ratos.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: companhia e caça
Porte: pequeno
Pelagem: longo e liso. Possui subpelo curto e macio
Cores: preto, cinza, creme, particolor e esfumaçado
Temperamento: corajoso, fiel e dedicado ao dono
Histórico
Originário da ilha Skye, de onde foi tirado o seu nome, o cachorro foi desenvolvido inicialmente por fazendeiros para a caça de raposas e pequenos roedores. Há dois fatos, contudo, que fizeram com que o cão ganhasse grande popularidade.
Acredita-se que em 1840, uma senhora de nome Mrs. Pratt, dona de um casal de Skies, passeava com seus cães quando eles encontraram pegadas de um texugo e saíram para caçá-lo. O fato ganhou tanta repercussão que a própria rainha Vitória fez questão de conhecer os cães. Msr. Pratt acabou oferecendo um de seus exemplares à rainha.
Já o segundo episódio ocorreu em Edimburgo (Escócia), em 1858. Bobby era um cão da raça Skye que se tornou muito famoso quando seu dono, John Grey, morreu. Isso porque durante os 14 anos após a morte de Grey, Bobby recusou-se a permanecer longe do cemitério uma noite sequer, até sua morte, em 1872.
Cuidados e Dicas
Dono de um temperamento forte, é necessária uma certa dose de paciência por parte do dono para adestrá-lo.
Trata-se de uma raça que gosta de contato com a natureza e de passeios ao ar livre logo, os donos precisam dispor de tempo para levar o cão para passear mais de duas vezes ao dia.
A raça é bastante saudável mas pode apresentar incidência de atrofia progressiva da retina.
Curiosidades
Foi muito popular entre a alta sociedade inglesa depois que foi adotado como cão de estimação da rainha Vitória.
A raça foi uma das primeiras a participar das exposições caninas em 1860, na cidade de Birminham.