Ele é um cão ativo e brincalhão, por isso, é uma boa companhia para as crianças. Este cachorro gosta muito da companhia e atenção do dono, e também de ficar entre os familiares. Ele é determinado e um pouco voluntarioso portanto, é preciso paciência na hora de treiná-lo. O ideal é que as aulas comecem ainda na infância.
Por ser ativo, é preciso sempre proporcionar atividades ao cão. Brincadeiras, longos passeios e caminhadas são recomendadas, ainda mais se o Spitz Finlandês ficar confinado em um apartamento. Por latir com facilidade, o cachorro é ideal como cão de guarda.
Ficha Técnica
Origem: Finlândia
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: subpelo curto, suave e denso. Pelo áspero e reto
Cores: tons de dourado avermelhado, variando de palha a mel, e até castanho avermelhado. Aceita-se manchas brancas na ponta dos dedos, além de faixa ou mancha no peito
Temperamento: companheiro, carinhoso e atento
Histórico
De acordo com estudiosos da raça, este cão pertence a uma linhagem de mais de 2 mil anos. No século 19, o Spitz Finlandês quase foi extinto, mas a dedicação de dois caçadores vindos de Helsinque, capital da Finlândia, evitou que a raça caísse no esquecimento. Nesse mesmo período, Hugo Richard Sandberg desenvolveu o primeiro documento descritivo da raça, que contribuiu para o reconhecimento do Spitz Finlandês em 1892, pelo Kennel Club do país.
Os primeiros exemplares da raça foram exportados para o Reino Unido a partir do século 20. Logo em seguida, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Nova Zelândia e Holanda também receberam casais de Spitz Finlandeses.
Cuidados e Dicas
A estatura é mediana, mas o apetite é de um cão grande. Por isso é preciso ficar atento ao peso do cachorro. O pelo pede apenas poucas escovadas semanais.
Curiosidades
Segundo especialistas, o Spitz Finlandês é uma raça pura, e em seu país, onde é considerado a ‘Raça Nacional da Finlândia’, ele é conhecido como Suomenpystykorva, que significa cão de orelhas arrebitadas.