Raça Terranova

Esse gigante canadense é, na verdade, muito dócil com os donos. Treinado para salvar náufragos na província de Terranova, o animal é muito inteligente, fiel e delicado. Comporta-se muito bem com crianças, mostrando-se paciente e afetuoso.

O Terranova macho mediano pesa de 60 a 70 kg (fêmeas vão de 45 a 55 quilos), mas o cão pode facilmente chegar aos 90 kg. Eles são excelentes nadadores, usados até hoje para salvamentos marítimos e possuem patas com membranas nadatórias e sua pelagem dupla é resistente a água.

Ficha Técnica

Origem: Canadá
Utilização: busca e salvamento
Porte: grande
Pelagem: pelo longo
Cores: preto, marrom e cinza
Temperamento: afetuoso, fiel e paciente

Histórico

A raça é descendente de cães indígenas e do grande cão urso preto, introduzido pelos Vikings depois do ano 1100. Quando a colonização da Ilha começou em 1610, o Terranova já estava com sua morfologia e temperamento estabelecidos. Essas características lhe permitiram resistir aos rigores do clima extremo e às adversidades do mar quando ele puxava cargas pesadas em terra ou servindo como cão d’água e salva-vidas.

Cuidados e Dicas

Não só pelo tamanho, mas também pelo temperamento, o Terranova não é um animal que deve ser criado em um canil, mas precisa de muito espaço e também de bastante proximidade com a família. Apartamentos também estão fora de questão.

Os Terranova possuem diversas complicações de saúde associados ao seu porte. Displasia nos quadris e ombros são comuns devido a problemas genéticos, assim como pedras nos rins. Patologias cardíacas também não são raras.

Curiosidades

O animal possui um extenso histórico de salvamentos nos mares do Canadá. Em 1832, um cão ajudou no resgate de 180 imigrantes irlandeses do navio Despatch. Já em 1900, um Terranova salvou 92 pessoas de um navio que afundava durante uma tempestade. O animal pegou uma corda jogada pela tripulação ao mar e a levou até um grupo de resgate na praia. Os tripulantes puderam então seguir a corda até terra firme.

Um Terranova de nome desconhecido salvou ninguém menos que Napoleão Bonaparte em 1815. Durante a sua famosa fuga da ilha de Elba, Napoleão caiu na água e o cão de um pescador saltou no mar, mantendo-o boiando até que pudessem retirá-lo da água.

Artigo AnteriorPróximo Artigo