Ele é esbelto e longilíneo, mas apresenta boa musculatura. Essas características fazem com que o Veadeiro Brasileiro, também conhecido como Veadeiro Pampeano, seja ágil, veloz e forte, qualidades favoráveis para a caça. Além de caçar, o cão já foi utilizado para auxílio no pastoreio.
Convive bem com outros cachorros, e até com crianças. Mas fica muito reservado e desconfiado na presença de pessoas estranhas. Por isso também pode exercer a função de cão de guarda. Ativo, o Veadeiro Brasileiro precisa de espaço para brincar e se exercitar.
Ficha Técnica
Origem: Brasil
Utilização: caça e presa
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, reto, denso e áspero
Cores: branco ao amarelo leonino, sólidos, podendo apresentar placas dessas duas cores. Pode apresentar um colar branco e uma mecha branca no peito e nas patas
Temperamento: obediente, independente, dócil e amistoso
Histórico
Seus traços lembram o Galgo, mas não se sabe ao certo as origens do Veadeiro Brasileiro. Há quem acredite que ele também traga genes de cães que viviam na América do Sul.
Desde o século 19 eles estão presentes no Brasil, com destaque para a região sul do País. Os criadores tentam, desde 1950, registrar a raça, que ainda não é reconhecida pela FCI (Fédération Cynologique Internationale).
Cuidados e Dicas
Esbelto e de pelo curtinho, o Veadeiro Brasileiro requer apenas poucas escovadas para retirar os pelos mortos.
Curiosidades
Proprietários da raça se esforçam para elaborar um cadastramento dos exemplares espalhados pelo Brasil, para fazer um cadastro com imagens e informações, e também para padronizar a criação.