Raça West Highland White Terrier

Ele é pequeno, mas é um valente e corajoso cão de alarme. Seu latido agudo avisa quando um estranho se aproxima de seu território. Ativo e agitado, não gosta de ficar muito tempo sozinho, no ócio. Apesar de pequeno, aguenta longas caminhadas e passeios ao lado do dono.

Convive muito bem com crianças, desde que estas respeitem seu tamanho e não façam brincadeiras abrutalhadas. Caso tenha outros animais, é recomendável que convivam juntos desde pequenos. Se adaptam facilmente a qualquer tipo de ambiente, inclusive em viagens.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça e companhia
Porte: pequeno
Pelagem: dupla. Subpelo curto, macio e fechado. Pelo duro, com cerca de 5 cm, sem cachos
Cores: branco
Temperamento: ativo, afetuoso, independente e corajoso

Histórico

Apesar de algumas divergências, é quase certo que o West Highland White Terrier descenda do Cairn Terrier. Na verdade, o cãozinho branco seria um ‘recessivo’ do Cairn, que só é aceito em cores escuras. O cãozinho excluído acabou virando raça, o West Highland White Terrier, que também teve influência de outros cachorros escoceses.

O Kennel Club inglês reconheceu o cachorro em 1907.

Cuidados e Dicas

O Westie, como é carinhosamente chamado, pode apresentar problemas de alergia atópica, necrose da cabeça do fêmur, catarata juvenil, e a síndrome do White Dog Shaker, doença que provoca tremores e costuma atacar cães de pequeno porte. Cachorros brancos podem ser acometidos com a doença por isso, a palavra white (branco, em inglês), no nome da enfermidade. Estudiosos acreditam que há uma associação entre a deficiência de melanina e os neurotransmissores de cachorros com essa coloração.

Curiosidades

No Brasil, a raça ficou conhecida como o cãozinho de um famoso provedor de internet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo