Também conhecido como Galgo Irlandês, o Irish Wolfhound é considerado um dos maiores cães do mundo, podendo pesar até 55 kg e medir até 1,26 m de altura. O nome Wolfhound vem do inglês “wolf ” = lobo e “hound” = caça, justamente pelo animal ser um exímio caçador de lobos.
A raça não é muito conhecida no Brasil, mas possui grande popularidade em países como Estado Unidos e Inglaterra. Apesar de seu tamanho, o Irish Wolfhound é dócil, responsável e independente e não é indicado para lares com crianças pequenas, pois pode derrubá-las com seu peso e machucá-las.
Ficha Técnica
Origem: Irlanda
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo duro, denso e felpudo
Cores: cinza, tigrado, vermelho, preto, branco puro e fulvo
Temperamento: dócil, inteligente e atento
Histórico
Acredita-se que Arriano, um grande historiador de Roma, já mencionava ágeis Wolfhounds que foram levados para a Grécia, durante a invasão dos Celtas, em 273 a.C. Apesar da versão idealista, o primeiro registro autêntico data o ano 391, quando o cônsul romano Quintus Aurelius Symmachus o menciona numa carta escrita a seu irmão Flávio, agradecendo-lhe o presente de sete Wolfhounds Irlandeses “que maravilharam toda Roma”.
Há registros ainda de casais de hounds irlandeses que foram recebidos como presente pelas Casas Reais da Europa, Escandinávia e outros países, desde a Idade Média até o século 17. Foi por volta do século 19, porém, que a raça foi desenvolvida pelo entusiasta capitão. G. A. Graham, que realizou alguns cruzamentos entre o Deerhound, Borzoi e Dogue Alemão, criando o tipo que é conhecido nos dias de hoje.
Cuidados e Dicas
Quando o cão ainda é filhote, pode precisar de uma alimentação mais reforçada a base de leite, vitaminas, carne, legumes e cereais, fase que vai até os dois anos. Já adulto, por ser um cão de caça, tem o estômago pequeno e se alimenta, no máximo, de um quilo de ração por dia.
Curiosidades
Os cães eram utilizados não só na caçada ao lobo irlandês, mas também ao gigantesco alce. Atualmente, é visto em caças a javalis, coiotes e até mesmo leões.