Uma alimentação é considerada equilibrada e saudável para cães e gatos quando oferece benefícios adequados às suas necessidades. Levar em conta a idade, estado fisiológico, porte, estilo de vida e fatores raciais é fundamental para fornecer uma nutrição correta.
Dentro deste contexto, sabemos que cadelas e gatas gestantes possuem necessidades nutricionais específicas, que precisam ser atendidas para que elas continuem saudáveis e tenham uma gestação tranquila.
O primeiro princípio fundamental é garantir que a fêmea esteja recebendo uma ração de altíssima qualidade, completa e balanceada, rica em proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais e que seja de alto aproveitamento, ou seja, de fácil digestão.
Desta forma é um consenso que os alimentos que melhor atendem a estas necessidades são os da categoria super premium, usualmente os mais completos, balanceados, de alto aproveitamento e específicos do mercado.
No entanto, é preciso saber quando e como alterar a alimentação destas fêmeas com a finalidade de garantir a manutenção de seu peso ideal ao longo da gestação e o desenvolvimento saudável dos filhotes.
Crédito: Flickr
A gestação, tanto da gata quanto da cadela, dura em média 60 dias, podendo variar entre 58 a 63 dias de duração e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não se deve aumentar a alimentação de ambas logo no início da gestação. Isto porque a fase de maior necessidade é o terço final da gestação, ou seja, os últimos 20 dias.
Este cuidado é fundamental para evitar o excesso de peso e a obesidade, que uma vez instalados, podem trazer complicações ao parto e grande desconforto para a fêmea ao final da gestação.
Seguem algumas dicas práticas para alimentar de forma saudável as fêmeas gestantes:
- Dar preferência aos alimentos super premium na versão filhotes
- Optar pelos alimentos super premium na versão filhotes permite dispensar qualquer suplementação
- Caso vá trocar de alimento (categoria ou marca) respeitar a troca gradual
- Não aumente o consumo da ração até a 5ª ou 6ª semana de gestação
- No final da gestação, divida o total diário em pequenas porções e ofereça várias vezes ao dia, isto facilita o aproveitamento.
- A partir da 5ª ou 6ª semana de gestação aumentar o consumo em 25% a 50% em relação à quantidade normalmente ingerida e manter estas quantidades até o final da gestação.
- Sempre manter água fresca e limpa á disposição.
Importante: para uma gestação saudável as fêmeas não devem aumentar seu peso em mais de 15% a 25% (ex: uma fêmea de 15kg deve pesar durante a gestação entre 17 e 19 kg).
Logo após o parto é considerado normal que as fêmeas estejam 5% a 10% acima de seu peso normal
Seguindo estas recomendações e mantendo um acompanhamento com o médico veterinário de sua confiança, você estará tomando todos os cuidados necessários para garantir à sua fêmea uma gestação tranquila e saudável.