Cães, gatos e a hipertensão

Após a crise de hipertensão do presidente Lula recentemente, muito se falou em hipertensão: E os cães e gatos? Podem também apresentar esta doença?

Para começar, a hipertensão arterial e diabetes não são doenças exclusivas de homens e mulheres. Cães e gatos sofrem cada vez mais com esses transtornos, que podem causar problemas ainda mais graves se não forem tratados, levando até a morte.

Apesar de mais frequentes em animais acima de 6 anos, considerados de meia idade e idosos, a hipertensão pode atingir bichos de qualquer faixa etária e os sintomas, às vezes, demoram a aparecer. Um animal hipertenso pode ter cegueira, deslocamento de retina e, em casos mais graves, até convulsões.

Normalmente, a hipertensão surge como consequência de outros problemas, como a insuficiência renal. Animais com propensão à obesidade também podem apresentar a doença, mas é possível evitá-la com dieta equilibrada.

Se o dono estimular a atividade física e oferecer uma dieta balanceada e adequada, dificilmente o animal vai engordar. É preciso alimentá-lo apenas com o suficiente para viver com saúde. Se o dono libera muita comida e não faz um controle adequado, os animais acabam obesos. Muito semelhante à doença que acomete os homens, os sintomas mais comuns são aumento de apetite e sede, urina em excesso e perda de peso.

Mas graças ao avanço tecnológico na veterinária, já é possível que a hipertensão seja detectada cada vez mais cedo. Existem aparelhos específicos para medir a pressão de bichos, sendo muito similar ao utilizado pelo homem. Em pouco tempo, é possível saber se o animal tem ou não a doença. No caso do diabetes, o diagnóstico é feito após a análise do sangue do animal.

Vale lembrar também que é preciso fazer um trabalho preventivo e manter um acompanhamento antes que a doença se agrave. Hoje em dia, os donos estão mais próximos dos animais, têm contato direto com os sintomas. Isso colabora para a detecção precoce das doenças, além da conscientização das pessoas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments