Crédito: Flickr/ CC – normanack
Na natureza, os felinos caçam seu próprio alimento e durante esta atividade “queimam” calorias. Cada pequena presa fornece ao gato a quantidade de nutrientes ideal para uma vida saudável.
Neste habitat, normalmente, os bichanos são animais robustos, pois não acumulam gordura. Assim, não apresentam sobrepeso, o que também é uma forma de sobrevivência, pois se isto acontecesse o bichano seria uma presa fácil e sua vida estaria em risco.
Já o gato doméstico não possui o mesmo estilo de vida. É um animal em processo de domesticação e mantém alguns hábitos característicos da espécie que são fundamentais para os processos fisiológicos, como sua forma de alimentação. Assim, o gato deve se alimentar durante todo o dia e a comida fornecida em pequenas quantidades.
É de extrema importância que o felino faça exercícios físicos e uma forma interessante é estimular o gatinho a procurar seu alimento. Isto pode ser feito “dificultando” o acesso ao alimento como colocando a ração dentro de caixas ou bolinhas com pequenos furos, pois ele tentará tirar a ração de dentro da bolinha e gastará energia brincando.
Outra forma é colocar alguns grãos de ração em lugares que estimulem o felino a pegá-los como em prateleiras adaptadas para gatos. Tomando-se sempre cuidado para que não sejam estruturas muito altas e frágeis de forma que acidentes não ocorram. Então, seja criativo. Invente brincadeiras que façam seu gato queimar calorias e não se tornar um bichano dorminhoco e obeso.
Comments