Decidiu comprar um pássaro para você e para a família? Agora está na hora de escolher qual. A decisão de comprar uma ave deve ser feita com base em vários fatores, incluindo paixão e lógica. Para isso, pense em alguns pontos e faça-se algumas perguntas.
Quanto tempo você tem para ficar com seu pássaro?
Talvez seja a pergunta mais importante. Aves são inteligentes, brincalhonas e são animais sociáveis. Você terá tempo de interagir com sua ave? Para cuidar dela? Lembra-se de que aves costumam viver muito. Um calopsita pode viver até 20 anos, um papagaio de 50 a 60 anos, e há casos documentados de aves que viveram ate 100 anos! Você poderá se comprometer com isso? Não são raras aves que são passadas para futuras gerações.
Algumas espécies podem se tornar frustradas ou entediadas se não tiverem seu tempo fora da gaiola todos os dias para interação.
Limpeza da gaiola é algo que leva tempo e tem que ser feita regularmente. Alimentação adequada deve ser servida todos os dias e corte de unhas e asas feito regularmente por profissionais.
Quanto espaço você tem em casa?
O espaço que você tiver disponível para uma gaiola irá influenciar na escolha da ave. Caso você tenha somente um cantinho para uma gaiola pequena, a escolha será de uma espécie menor, já que elas precisam de espaço grande para esticarem suas asas e brincarem. Caso você tenha um local maior, poderá pensar em espécies maiores.
Quais características de personalidade você procura?
Algumas espécies escolhem uma pessoa da casa para amar incondicionalmente enquanto ignoram ou até, às vezes, se mostram agressivas com outros membros da família. Certas espécies dividem sua atenção com todos os integrantes da casa. E, por fim, enquanto algumas adoram ser manipuladas, outras preferem ficar sozinhas nas suas gaiolas.
Se você tem filhos, qual tamanho de ave você gostaria de ter?
Geralmente, aves que são criadas nas mãos são mansas com todos na família, independente do seu tamanho. Mas as capturadas são as que oferecem mais perigo para as crianças. Eles podem até ser domadas, mas não serão tão gentis quanto às criadas em cativeiro. Algumas espécies, quando atingem maturidade sexual, podem se tornar agressivas. Então, se você tiver filhos agitados, talvez a melhor escolha seja uma ave menor.
Você está preparado para o barulho?
As aves que melhor falam são as que mais gritam. Outras cantam em determinado período do dia. Você precisa levar isso em consideração se mora em apartamento, onde o grito dos pássaros pode gerar desconforto aos vizinhos.
Agora que você já sabe todas as perguntas que são necessárias para escolha de uma ave, é hora de ir atrás de informações de cada espécie para ver qual se encaixa melhor em seu perfil. Um médico veterinário especialista em aves poderá ajudá-lo com a escolha, além de oferecer dicas de como selecionar uma ave saudável e legalizada, o que é muito importante, pois a legislação tem restrições específicas no Brasil.