Nutrição tem papel fundamental na boa imunidade de cães e gatos

Agosto é tradicionalmente um mês de vacinação de cães e gatos. Impulsionados pela campanha anual de prevenção contra a raiva, muitos proprietários aproveitam para revacinar seus cães contra múltiplas doenças nesta época do ano.

caes_gotos_alimentacao

Graças ao avanço das tecnologias e ao aperfeiçoamento da imunização, cada vez mais é possível prevenir um número maior de doenças com mais efetividade. Porém, existem alguns fatores que interferem diretamente sobre a resposta que o animal tem a essas vacinas. Idade, doenças preexistentes e estado nutricional afetam a capacidade imunológica dos cães e gatos. Certamente pets saudáveis, alimentados com dietas completas e balanceadas apresentam uma resposta mais adequada às vacinas.

Os primeiros meses de vida e a idade idosa são as fases em que a imunidade de cães e gatos mais precisa de atenção e, consequentemente, o estado nutricional desses animais ganha uma importância ainda maior nesses momentos.

Sabe-se que filhotes com apenas alguns dias de existência possuem um sistema imunológico ainda imaturo. O número e a distribuição das células de defesa do organismo crescem até os quatro meses de idade, só então o sistema de defesa pode ser considerado totalmente apto.

Já nos animais idosos, algumas células de defesa tornam-se menos ativas, o que pode deixá-los mais vulneráveis a diversas doenças degenerativas, tais como osteoartrite e câncer, além da maior susceptibilidade a infecções.

Além disso, qualquer alteração no estado geral do animal, como uma simples virose ou exercício físico intenso, pode gerar queda de imunidade. Os gatos são um bom exemplo, pois são geralmente acometidos por doenças virais que levam à imunodeficiência, como o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).

É importante esclarecer que a dieta é a principal responsável pelo fornecimento adequado dos ingredientes que servem de base para o bom desenvolvimento do sistema imune, pela multiplicação das células de defesa e pela formação de outras substâncias importantes para imunidade. E em casos de desnutrição, o primeiro sistema do organismo afetado é justamente o sistema imunológico.

Conheça os principais nutrientes dos alimentos para cães e gatos e saiba como se relacionam com o bom funcionamento do sistema imunológico:

Proteína

O sistema imunológico demanda grandes quantidades de proteína, seja para multiplicação das células de defesa como para a produção de anticorpos e outras substâncias importantes para a imunidade. Alimentos que oferecem exclusivamente fontes de proteína de alta qualidade (por exemplo, farinha de vísceras de frango, ovo em pó, proteína concentrada do leite, albumina, glúten de milho 60, proteína isolada de suíno, plasma suíno em pó) são portanto essenciais para garantir o bom sistema imunológico de cães e gatos.

Gorduras

As gorduras também têm uma estreita relação com a imunidade. Por isso, o ideal para cães e gatos é a indicação de alimentos formulados com gorduras de alta qualidade, como o óleo de peixe e a gordura de frango, ricos em ácidos graxos essenciais, ômegas 3 e 6, respectivamente.

Minerais

Os minerais são importantes para uma série de processos no organismo e não haveria de ser diferente para a imunidade. Diversos estudos verificaram o efeito da deficiência de alguns minerais sobre a boa imunidade, com fortes relações com o cobre, zinco, ferro, selênio e magnésio. Alimentos que oferecem minerais já prontos para serem utilizados pelo organismo, os chamados minerais quelatados, já garantem uma absorção próxima a 100%, sendo um reforço à imunidade dos cães e gatos.

Prebióticos

Sabe-se que os prebióticos podem regular ou estimular a resposta imunológica. Os prebióticos mais usados são o Mananoligossacarídeos (MOS) e o Frutooligossacarídeos (FOS), que além de otimizarem a saúde intestinal também são capazes de colaborar para a imunidade do corpo como um todo.

Portanto, fica evidente a importância de um suporte nutricional adequado durante toda a vida dos animais de estimação. Sem esse cuidado, muitas vezes não é possível atingir o resultado esperado com as vacinações, dada toda a relação entre a nutrição e o sistema imunológico. Um alimento adequado para a faixa etária, o porte, a raça, o nível de atividade física, bem como as condições fisiológicas e corporais é fundamental para garantir a boa imunidade e a saúde geral dos cães e gatos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo