Na rotina veterinária, infelizmente é comum atendermos casos graves de acidentes domésticos, como quedas de escadas e móveis, escapadas (devido a um portão aberto ou durante o passeio) e até queda da janela. Há casos também de ingestão de produtos tóxicos, entre outros. Muitos chegam necessitando de atendimento imediato devido ao risco de vida.
No caso das quedas, os animais podem chegar com lesões externas, mas o mais preocupante são as lesões internas, ou seja, de órgãos internos, que podem passar desapercebidas pelo dono, além de fraturas de membros, costela, bacia, etc.
O tratamento inicial consiste em estabilizar o paciente, garantindo principalmente suas funções vitais, que são: respiração e circulação sanguínea. É importante ainda retirar ou minimizar a dor com uso de analgésicos e manter o pet em observação por no mínimo 24 horas para reavaliação constante, pois há o risco de alteração do quadro nas primeiras 72 horas pós trauma. O tempo de recuperação varia de acordo com a lesão e sua gravidade.
Para evitar acidentes deve-se manter cães e gatos longe de escadas, móveis altos, checar os portões, utilizar guia e coleira, telar as janelas de casas e apartamentos e também separar os cães que possam ser “briguentos”.
Há pouco tempo, precisei atender Josef, um lindo gatinho que chegou no Hospital, depois de ter caído do sexto andar do edificio onde mora. Ele estava com fraturas na face e intensa falta de ar. Após um cuidadoso exame clínico percebeu-se que os sons pulmonares não estavam normais e o raio-X revelou que havia líquido livre no tórax.
Por sorte, depois de feito o ultrassom, não houve nenhuma alteração nos órgãos abdominais, mas foi preciso realizar a drenagem do líquido acumulado no tórax. Foi feito ainda um tratamento com oxigenoterapia controlada e monitoração minusciosa por 48 horas. Só então foi possível corrigir as fraturas na face do bichano cirurgicamente.
Após a consolidação da fratura, Josef pôde voltar para casa e se recupera muito bem. Com o susto, as sete janelas do apartamento foram teladas para evitar novos acidentes como este.