Crédito: Arquivo Pessoal
Como um “verdadeiro” felino nossos gatos gostam de tranquilidade, de dormir em “seu” sofá confortável, enfim, não toleram mudanças em sua rotina. Quando algo diferente acontece eles logo procuram um esconderijo. É exatamente isso o que ocorre durante as Festas de Fim de Ano, pois é principalmente nesse período que as pessoas se reúnem para confraternizar com familiares e amigos. Assim, é fundamental saber lidar com essas situações, pois muitos bichanos estranham os convidados e escondem-se por horas e até param de se alimentar, o que é prejudicial para a sua saúde.
Abaixo, recomendo algumas dicas que podem ajudar a melhorar o convívio do bichano com estranhos durante as Festas de Fim de Ano:
- desde filhote o gatinho deve ser adaptado ao convívio com pessoas diferentes das que ele vive;
- se o felino não gosta de pessoas estranhas deixe-o quieto em seu lugar. Não o carregue para que a visita o conheça e sim, se os bichanos permitirem, convide a visita para ir até eles, em silêncio, para que ele não assuste com sons incomuns;
- deixe sempre um quarto (um ambiente neutro) aberto, onde o felino poderá correr se sentir-se em perigo;
- coloque uma caixa de papelão em um canto da casa, pois ele poderá se esconder e, quando quiser, ele sairá e irá cumprimentar as visitas
Enfim, o importante é respeitar os hábitos de seu gatinho deixando-o livre para escolher se a visita será ou não para ele, ok?
Boas Festas!
Comments