Seres humanos e animais merecem uma segunda chance, para sua reabilitação e reintrodução na sociedade. No Centro de Detenção de Monroe, na Florida, Estados Unidos, detentos e animais abandonados e maltratados se ajudam a alcançar uma nova vida.
Eles uniram presos com animais que sofreram maus-tratos e foram abandonados.
E engana-se quem pensa que essa ideia é de agora. Os primeiros animais chegaram há 21 anos. Inicialmente, eram apenas alguns patos. Hoje, são 150 animais de todas as espécies, como preguiças, alpacas, cavalos, entre outros. Uma verdadeira fazenda, chamada Monroe County Sheriff’s Office Animal Farm.
Mike Smith, um dos detentos, conta que imaginava que eles cuidariam apenas de porcos. ”Eu não sabia que iam ter cobras, lagartos, jacarés e tudo mais”, diz.
Eles ficam em um espaço ao lado do presídio e quem os traz é uma instituição de rede de resgate de animais.
Juntos, especialistas e prisioneiros, cuidam diariamente destes animais, e duas vezes por mês o espaço é aberto para visitas e chega a receber 200 pessoas por dia.
“Eles me mantiveram concentrado”, explica o detento. “Espiritualmente, eles me ajudaram muito. Eu definitivamente não vou esquecê-los, isso é certo.” Ele ainda finaliza contando como a experiência fez bem a ele: “Fazer alguma coisa boa quando eu realmente estava em uma situação muito ruim me deu paz”.
Confira um vídeo sobre o projeto e não perca nossa galeria com belos registros.
Fontes: Razões para Acreditar, Hypeness e Narratively.