Nativo da China, o Ili Pika (Ochotona iliensis) é um dos animais que mais sofre risco de extinção no mundo. Estima-se que existam apenas 1000 deles na natureza. Eles foram descobertos em 1983, nas montanhas de Tianshian, em altitudes que vão entre 2.800 e 4.100 metros, no noroeste da China, quando ganhou o apelido de “coelho mágico”.
Sua população caiu 70% desde então. Ainda se sabe pouco sobre a espécie, mas cientistas afirmam que eles são parentes dos coelhos. Ele se alimenta principalmente de gramíneas, ervas e outras plantas da montanha.
Por mais de 20 anos, esses mamíferos não foram mais vistos por cientistas. No verão de 2014, ele foi “redescoberto”. Li Weidong, descobridor original desta espécie e um cientista do Instituto de Xinjiang de Ecologia e Geografia, reuniu um grupo de voluntários nas montanhas Tianshan para pesquisar os Ili e conseguiram avistá-lo. Naquele dia eles haviam montado algumas “armadilhas” fotográficas, para não perder nenhum detalhe quando esse momento tão esperado chegasse.
Confira uma galeria de fotos com esse animal fofo, mas que corre risco de desaparecer do planeta.
Fontes: Revista Galileu e Hypescience