Um livro lançado em 2002 está dando o que falar. A obra, intitulada “Por que Pintar Gatos: A Ética da Estética Felina”, de Burton Silver e do ilustrador Heather Busch, conta histórias de pessoas que são viciadas em pintar seus gatos. Isso mesmo, pintar gatos! Uma das revelações é de uma mulher que teria pago 5 mil dólares para que um artista deixasse seu gato com a cara de um porco. Outra é de um corretor que gastou ainda mais para pintar ter um desenho de Charlie Chaplin no traseiro do seu felino.
A polêmica gira em torno do uso dos gatos como telas, já que nenhum animal ficaria parado para receber pinturas tão detalhadas.
No livro, há trechos contando sobre socialites que usaram seus gatos como telas e gastaram fortunas para isso, catalogando a tendência como movimento artístico.
Há quem diga que as imagens não passam de manipulações digitais e que nenhum dos animais nunca foi pintado de verdade. Outros falam que a linguagem do livro é humorística.
Ficção ou realidade, vale lembrar que a brincadeira não deve ser reproduzida em casa. Materiais como tintas podem ser tóxicos para animais, ok?
FONTE: Why Paint Cats