A vida imita a arte? Para Tippi DeGré, sim. Ela ficou mundialmente conhecida como “Mogli”, igual ao menino cresceu na floresta cercado por lobos no filme de Walt Disney, já que passou sua infância na selva africana.
Os pais da menina, Alain DeGré e Sylvie Robert, são fotógrafos franceses e sempre foram apaixonados pela vida selvagem. Um dia, lendo um artigo sobre a fauna da África Ocidental, conheceram e ficaram interessados pelos diferentes animais da região. Viajaram para lá a fim de conhecer o habitat dessas espécies e acabaram escolhendo o local para morar.
A família viveu no deserto de Kalahari durante sete anos, na fronteira entre a Namíbia, África Ocidental e Botswana. O casal fez muitos documentários sobre animais e publicaram vários álbuns sobre a fauna da região. Quando Tippi nasceu, os líderes locais exigiram que a família deixasse o santuário por razões de segurança.
Eles se mudaram para uma reserva no Botswana. As autoridades dali, depois de descobrir que a menina vivia feliz entre os animais selvagens, deram a autorização para a família permanecer no parque.
Os pais sempre levavam a garota para os lugares onde iam em busca de novas fotos ao ar livre. Sylvie ensinava a filha sobre armadilhas na natureza: cobras, escorpiões e gatos selvagens, que precisam ser olhados diretamente nos olhos, de forma a nunca dar as costas e nem fugir deles. Os nativos do Kalahari se tornaram grandes amigos dos franceses e ensinaram a Tippi não apenas a sua língua e costumes, mas também uma variedade de outras coisas úteis para sobreviver no local.
Os animais selvagens foram os amigos de brincadeiras de Tippi, incluindo o velho elefante Abu, leopardos, crocodilos, leões, girafas, sapos e até camaleões.
Depois de alguns anos, os DeGré se mudaram para Madagascar e quando Tippi tinha 10 anos, a família retornou à sua terra natal, na França. Em Paris, Tippi foi à escola, mas logo começou a estudar em casa, já que não conseguia se acostumar com aquele mundo estranho em que as outras crianças tinham “pouco em comum” com ela.
Hoje, com 25 anos, Tippi estuda cinema na Sorbonne Nouvelle University.
A experiência da menina na África rendeu fotos incríveis feitas pelos pais que se tornaram um livro. Os retratos mostram o vínculo incomum e a tranquilidade de Tippi com os animais selvagens. Confira algumas dessas imagens incríveis em nossa galeria.
Fontes: Metamorfose Digital, Hypeness e O Verso do Inverso