Dono de um temperamento sossegado, o Angorá é um gato muito brincalhão e inteligente. De porte atlético, possui um corpo musculoso com orelhas longas e pontudas. Seu pelo semilongo é fino e sedoso, sendo relativamente fácil de cuidar.
Originário da Turquia, foi desenvolvido na França, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, muito embora há quem acredite que o gato tenha sido domesticado pelos chineses.
Ficha Técnica
Origem: Turquia
Utilização: companhia
Porte: pequeno e médio
Pelagem: pelo semilongo
Cores: preto, branco, creme, vermelho e azul (cinza) e suas variações), bicolor, tigrado (tabby) e esfumaçado (smoke)
Temperamento: brincalhão, inteligente e ativo
Histórico
Acredita-se que o Angorá pertença a uma das raças mais antigas e naturais do mundo, tendo surgido na região de Ankara, na Turquia central. O felino é conhecido na Europa desde o início do século 17, mas acabou quase extinto após o período Vitoriano.
A raça como é conhecida nos dias de hoje, é uma recriação artificial realizada no zoológico de Ankara nos anos 60, cruzamento esse que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, além do aumento da variedade de cores.
Cuidados e Dicas
Não é indicado para famílias muito ocupadas e ausentes, isso porque o animal pode ser destrutivo se for deixado sozinho por longos períodos de tempo.
O animal não é indicado para casas com bebês de colo já que tem o costume de miar alto incessantemente.
Curiosidades
Na variedade branca, o animal pode apresentar um olho verde e o outro azul.
O Angorá muda de pelo na primavera, por isso, pode ser confundido com um gato de pelo curto nesta época.
Nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, Mingau, o gato de estimação da personagem Magali, é um típico exemplar da linhagem Angorá.