Raça Azul da Rússia

Dócil e tranquilo, o felino de olhos azuis esverdeados dá um show de elegância. De porte médio, corpo musculoso e bem estabelecido, o animal tem traços finos e delicados. Dono de um manto denso e duplo, o gato é famoso também por sua pelagem cinza, chamada de azul, muito embora seu padrão permita variações em branco e preto.

Muitos o julgam como animal perfeito de companhia, sendo mais indicado para apartamentos. Também deve ser criado na companhia de várias pessoas e outros animais, já que não gosta de ficar sozinho em casa.

Ficha Técnica

Origem: Rússia / Reino Unido
Utilização: Companhia
Porte: Médio
Pelagem: pelo curto, denso e grosso
Cores: preferencialmente azul (cinza) mas variações em branco ou preto também são aceitas
Temperamento: tranquilo, companheiro e tímido

Histórico

Acredita-se que o felino descenda dos gatos que viviam nos porões dos navios que saíram da Rússia, em direção à Grã-Bretanha, durante o século 19. No entanto, a versão mais atual do bicho indica uma mistura entre o Azul Britânico e o Siamês Azul Point.

Há quem acredite ainda, que esse gato tenha surgido no mediterrâneo, assim como o Chartreux. Os mais entusiastas da raça, no entanto, defendem que o gato seja descendente da linhagem dos felinos dos Czares da Rússia.

Independentemente da real origem do animal, o que se pode confirmar é que apenas em 1939 a raça passou a ser oficialmente conhecida por Azul da Rússia período em que, por pouco, a raça não foi extinta.

Cuidados e Dicas

Por se tratar de um animal extremamente calmo e tranquilo, ele não é uma boa companhia para crianças agitadas e arteiras .

Ao contrário do que muitos indicam, o pelo do gato não necessita de cuidados. Nem mesmo escovação periódica. Há quem acredite que a falta de escovação torna o pelo do animal ainda mais sedoso.

Curiosidades

Os esforços dos ingleses durante os anos 50 fizeram com que a raça deixasse a lista de ameaçados de extinção.

Nos anos 80, uma versão de pelo semilongo do Azul da Rússia foi obtida, mas o animal acabou sendo reconhecido como uma outra raça, a Nebelung.

Artigo AnteriorPróximo Artigo