Raça Bombay

Dono de um temperamento calmo e tranquilo, típico do Burmês, um de seus antepassados, o Bombay apresenta uma pelagem curta, brilhante e totalmente negra. Seu corpo é médio e musculoso, enquanto a cabeça é triangular, com o nariz curto.

Seus olhos são grandes, redondos e aspecto alerta. A cor mais comum é amarelo acobreado. Diferentemente de outras raças que aceitam a coloração preta para o pelo, o Bombay legítimo precisa ter até mesmo as almofadas dos pés e o nariz escuro.

Ficha Técnica

Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e brilhante
Cores: preto puro
Temperamento: calmo, amigável, carinhoso, carente

Histórico

A raça surgiu por volta de 1950, quando um criador resolveu recriar um felino doméstico com os traços da Pantera Negra. Para isso, o americano cruzou gatos Americanos de Pelo Curto com Burmeses.

O Bombay foi oficialmente reconhecido em meados de 1970 pelo Cat Fanciers Association (CFA). Em 1974, o animal já tinha seu clube, enquanto dois anos mais tarde, concorreu pela primeira vez na categoria campeão. No Reino Unido, para obter a raça foram cruzados Britânicos de Pelo Curto e Burmeses.

Cuidados e Dicas

Se penteado com uma luva de veludo ou lenço de seda, o pelo do felino torna-se ainda mais brilhante e lustroso.

O animal tem a tendência de nascer com uma deformação facial no crânio, o que leva à morte em pouco tempo. Em muitos casos, o criador abate o felino logo que nasce para que não sofra.

O Bombay é muito adaptável e indicado para casas e apartamentos pequenos.

Curiosidades

O nome Bombay é uma homenagem à cidade indiana de Bombaim (ou Mumbai), local famoso pela incidência de Panteras Negras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo