Raça Cornish Rex

Dono de um corpo esguio e magro, o gato é caracterizado pelo seu pelo ondulado. As patas e o rabo também são bem finos, enquanto a cabeça é pequena. O destaque fica para as orelhas e olhos grandes. Extremamente exótico, o felino é pouco popular no Brasil, mas possui aproximadamente 10 criadores especializados na sua criação.

De temperamento agitado e brincalhão, não são raras as vezes em que o felino é visto subindo pelos móveis da casa. Muito ágil, é capaz de em um salto, alcançar os ombros de um ser humano sem precisar “escalá-lo”.

Muito sociável, o felino recebe bem as visitas e deixa-se ser acarinhado por elas. O gato também gosta muito de colo, apesar de manter um tempo separado no dia para as atividades físicas.

Ficha Técnica

Origem: Inglaterra
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: todas as variações são aceitas
Temperamento: ágil, companheiro e brincalhão

Histórico

Originário da Cornualha, Inglaterra, o Cornish Rex tem seus primeiros registros em 1950. O gatinho, de nome Kallibunker, foi cruzado com a própria mãe, e seus filhotes foram dessa vez cruzados com gatos Rex.

Posteriormente, novos cruzamentos foram feitos entre o Cornish e Havana, Azul da Rússia, Burmês, Siamês e Britânico de pelo curto. Esse grande cruzamento entre raças resultou na extensa gama de colorações do felino.

A raça foi oficialmente aceita e reconhecida no Reino Unido em 1967, enquanto nos EUA, apenas em 1979.

Cuidados e Dicas

De pelo com textura aveludada, e que cai muito pouco, não é necessária a escovação do felino.

Ideal para casas movimentadas, uma vez que o animal se sociabiliza facilmente mesmo com pessoas estranhas.

Curiosidades

Trata-se da única raça de pelo encaracolado com criadores no Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo