Raça Curl Americano

Dono de um temperamento agradável e alerta, o Curl Americano tem em seu próprio nome a característica que mais o destaca: suas orelhas “curvadas” ou encaracoladas para trás (curl, em inglês).

Originário da Califórnia, Estados Unidos, o felino tem corpo moderadamente musculoso, seu focinho é arredondado e longo e os olhos são em formato de noz. Ligeiramente nova – descoberta em 1981 – a raça pode apresentar diversas cores e padrões, inclusive de pelagem, que pode ser curta, longa, fina e sedosa.

Muito adaptáveis a qualquer ambiente, os felinos são ideais para quem já possui outros bichos, ou quem precisa se mudar com certa frequência. Extremamente curiosos e brincalhões, não é raro vê-los brincando, mesmo com uma idade mais avançada.

Ficha Técnica

Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou longo
Cores: todas as cores e padrões são aceitos
Temperamento: alerta, ativo, curioso e gentil

Histórico

A raça é relativamente nova, originada em 1981, na Califórnia, Estados Unidos. Acredita-se que uma gata de orelhas curvadas para trás e pelo longo e preto tenha aparecido na casa de Joe e Grace Ruga. Encantado com o felino, o casal acabou cuidando da gatinha, que pouco tempo depois, deu cria a duas belas ninhadas, todos os filhotes com a mesma característica nas orelhas.

Poucos anos depois, em 1986, O Curl Americano foi aceito oficialmente na CFA (Cat´s Fanciers Association) e para competições oficiais apenas em 1993. Os primeiros exemplares a chegar ao Reino Unido foram por volta de 1995, período em que alguns cruzamentos foram realizados para a obtenção da versão de pelo curto.

Cuidados e Dicas

Ao adquirir um exemplar filhote, o dono deve ter em mente que as crias do Curl Americano nascem sempre com as orelhas retas, mas após cerca de quatro a dez dias, elas começam a curvar-se. Aos quatro meses as orelhas tomam a forma definitiva.

Nos exemplares de pelo longo, é necessária a escovação periódica para que o animal não engula o próprio pelo.

Curiosidades

Apesar de sua característica principal ser justamente as orelhas curvadas, há exemplares que podem nascer com as orelhas retas, esses, conhecidos como Straight Ears.

Artigo AnteriorPróximo Artigo