A exemplo do Mau Egípcio, o Europeu é um dos felinos mais antigos existentes. Levado do Egito para o Norte da Europa por soldados romanos, já foi confundido com o Britânico de pelo curto, mas atualmente, possui classificação própria.
De porte médio, o gato possui um corpo musculoso, enquanto sua face é ligeiramente alongada. Seu peito é largo e as pernas são fortes e maciças. As orelhas são bem afastadas e levemente arredondadas nas pontas.
Dono de um temperamento independente, o Europeu não deve ser confinado dentro de casa, pois adora sair para desbravar jardins. É considerado um excelente animal de companhia, sendo muito carinhoso com o dono.
Ficha Técnica
Origem: Egito e França
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso e de textura áspera
Cores: preto, cinza, vermelho ou creme sólidos, marcas tartaruga, bicolor, tabby ou esfumaçadas.
Temperamento: inteligente, independente e carinhoso
Histórico
Apesar das diversas versões a respeito da origem do Europeu, é muito provável que o gato seja originário do Egito e tenha sido levado para os países do norte da Europa por soldados romanos no século 2.
Até 1982, a raça era considerada Britânico de pelo curto, ano em que ela passa a ter categoria própria, com normas e padrões definidos.
Cuidados e Dicas
Europeus de pelagem preta pura não devem ficar ao sol, pois podem ganhar um tom queimado no pelo. Para compensar as vitaminas perdidas, o felino deve tomar cálcio em pequenas quantidades e levedo de cerveja para melhorar a qualidade de sua pelagem.
Curiosidades
A raça não é reconhecida pelo GCCF, nem por alguns comitês fora da Europa.
As três cores de olhos aceitáveis para o animal são azul, verde e amarelo alaranjado.