A raça foi desenvolvida nos Estados Unidos com o intuito de produzir um Persa de Pelo Curto. Para tanto, foram cruzados uma série de gatos de pelo curto com Persas. O resultado foi um animal com pelagem que exige bem menos cuidados, mas igualmente bela a dos Persas.
Dono de um pelo felpudo e denso, o Exótico de Pelo Curto herdou uma série de características de seus pais, como a tranquilidade. Já seu corpo é mais robusto. Sua cabeça é redonda, com um pescoço curto e musculoso, enquanto suas bochechas são cheias e o maxilar largo.
Ficha Técnica
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio e grande
Pelagem: pelo ligeiramente mais longo que os gatos de pelo curto
Cores:, branco, preto, vermelho, creme, chocolate, lilás e azul (cinza)
Temperamento: dócil, alerta e curioso
Histórico
Dono de um temperamento extremamente tranquilo, o Exótico foi criado em 1960, nos Estados Unidos, com o objetivo de unir as características positivas dos Persas, como o bom temperamento, sem seus defeitos, como o pelo longo e trabalhoso de cuidar.
Para tanto, foram feitos cruzamentos entre Persas e raças de pelo curto. Vale lembrar que alguns Exóticos desenvolveram defeitos herdados da grande mistura. Por esta razão, na América do Norte, apenas são permitidos cruzamentos entre Americanos de Pelo Curto e Persas para a obtenção do Exótico.
Cuidados e Dicas
A vantagem de ter um Exótico é a facilidade do cuidado com o pelo, uma vez que ele seca mais rápido e não embaraça.
Curiosidades
O Exótico é extremamente carinhoso e se dá muito bem com crianças e cães.