Utilizado como guarda de mantimentos contra ratos nos navios Vikings que chegaram à Noruega, atualmente o Gato Bosque da Noruega é uma excelente opção de companhia, além de ser bem carinhoso.
Dono de um espírito aventureiro sem igual, é comum ver o felino fora de casa ou pelo jardim. Há registros de gatos da raça que caçam em rios! De corpo comprido e robusto, possui cabeça triangular e as orelhas bem pontudas.
Os olhos são grandes e redondos, enquanto sua pelagem é espessa para suportar o frio da Noruega. Em volta de seu pescoço o gato tem um reforço especial de pelo. Muito ativos, é desaconselhável mantê-los em ambientes exclusivamente fechados.
Ficha Técnica
Origem: Noruega
Utilização: companhia
Porte: grande
Pelagem: semilongo
Cores: azul (cinza), preto, branco, vermelho, creme, tigrado e bicolor
Temperamento: carinhoso, alerta e ativo
Histórico
Apesar de não ter notícias o certo sobre suas origens, acredita-se que a raça seja descendente dos gatos turcos de pelo curto que chegaram da Noruega com os Vikings, tendo sua popularização como gato doméstico apenas nos anos 70.
Amigáveis e gentis, podem não gostar de estranhos, mas como a maioria dos gatos, a raça é bem família, apesar de não ser fã de ficar no colo.
Cuidados e Dicas
Ideal para quem dispõe de uma área externa em casa para que o gato possa brincar, uma vez que trata-se de um excelente caçador.
Curiosidades
Algumas variações na cor dos pelos mudam de claro para escuro de acordo com as estações.
Suas pernas traseiras são maiores que as dianteiras