Famoso por suas patas curtas, cerca de 1/3 do tamanho de patas de gatos normais, o Munchkin é extremamente raro, até mesmo em seu país de origem, os Estados Unidos. Dono de orelhas grandes e triangulares, o felino ganhou o apelido de “gato basset” pela semelhança com a raça de cachorro que possui a mesma peculiaridade.
Brincalhões e comunicativos, os Munchkins podem apresentar pelo longo ou curto, dependendo do cruzamento. Já as cores de sua pelagem podem ser variadas, mas as mais comuns são os gatos bicolores e os tigrados.
Único dentre os gatos com as pernas curtas, o Munchkin é ativo e faz as mesmas coisas que os demais felinos fazem. Adoram subir em árvores e são extremamente rápidos. Há quem acredite que suas pernas sejam uma desvantagem, mas o felino tem provado que tamanho não é documento.
Ficha Técnica
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: pequeno e médio
Pelagem: variações de pelo curto e longo
Cores: bicolor, tigrado e com listras
Temperamento: brincalhão, carinhoso e comunicativo
Histórico
É resultado de uma mutação genética espontânea acontecida no Estado de Lousiana, em 1983. Há grandes controvérsias sobre as pernas desproporcionais do felino.
Embora seja relativamente novo, originado em 1995, gatos com pernas curtas são conhecidos na Europa desde a década de 1930, contudo, desapareceram durante a 2º Guerra Mundial, reaparecendo na ex-União Soviética a partir de 1950.
Cuidados e Dicas
Há quem defenda que as pernas curtas do felino favoreçam o surgimento de doenças na coluna, queda e fraturas, além de nas fêmeas, a barriga raspar no chão durante a gravidez, prejudicando os filhotes e a movimentação da mãe. Contudo, nenhuma dessas teses foram confirmadas cientificamente.
Curiosidades
Apesar de suas pernas pequenas, o Munchkin é extremamente rápido e habilidoso.
Para se obter mais Munchkins, segundo orientam os criadores, pode-se cruzá-los com outros de mesma raça ou com gatos sem raça definida, mas que tenham características semelhantes.