Trata-se de uma das raças mais antigas da história, uma vez que ele é a versão de pelo semilongo do Abissínio. Originário da Abissínia, atual Etiópia, o felino foi desenvolvido na Inglaterra, onde sua docilidade e afetuosidade têm feito sucesso.
De temperamento menos ativo que seu irmão de pelo curto, o Somali tem grande espírito aventureiro e não gosta de ficar preso dentro de casa. Seu corpo é sólido e musculoso, e possui uma cauda bem cheia. Uma de suas características mais marcantes é o colar de pelos mais longos ao redor de seu pescoço.
Ficha Técnica
Origem: Etiópia
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo, fino e denso
Cores: manto castanho dourado com marcações em preto é o tipo mais comum, mas existem versões nos tons chocolate, castanho avermelhado, cinza e lilás com marcações tigradas ou tartaruga.
Temperamento: brincalhão, ativo, afetuoso e gentil
Histórico
Como é fruto da mesma ninhada do Abissínio, o Somali apresenta a mesma origem da irmã, ou seja, a Etiópia. Acredita-se que o animal tenha sido trazido para a Inglaterra, onde foi desenvolvido, por soldados ingleses que lutaram na Guerra da Abissínia.
Como constantemente nasciam alguns filhotes de pelo longo na ninhada dos Abissínios, os criadores resolveram investir nos cruzamentos somente entre gatos de pelo longo, que ocasionou a criação do Somali.
Sua aceitação oficial resultou do trabalho desenvolvido nos Estados Unidos pela criadora de Abissínios Evelyn Mague. Em 1972, ela conseguiu obter o primeiro reconhecimento para o Somali na National Cat Fanciers’ Association (NCFA).
Cuidados e Dicas
Apesar do pelo semilongo, o animal não exige escovação diária, mas adora ser acariciado.
Curiosidades
Bastante popular, a raça está entre as 30 com o maior número de nascimentos na Inglaterra e Estados Unidos.
O Somali é um exímio nadador e adora tomar banho.