O Sphynx, ou Pelado Canadense é um gato de musculatura dura, caracterizado por sua falta de pelos. Não é um animal muito popular, principalmente por ser propenso a doenças. Muito sensíveis, os gatos devem ser mantidos dentro de casa para que seu corpo não tome radiação solar. O sol pode causar-lhes queimaduras e manchas.
A cabeça do animal é ligeiramente mais longa do que larga e seu pescoço é bem fino. Suas orelhas são bem grandes e podem desenvolver pequenos tufos de pêlo em sua base. O felino também não possui bigodes. Suas patas são pequenas e ovais, com dedos compridos.
Apesar da aparência pouco atrativa, o gato se dá bem com crianças e é muito afetuoso. O felino é indicado para pessoas com alergia, mas mesmo assim, há pessoas que ainda apresentam intolerância ao animal.
Ficha Técnica
Origem: Canadá
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pele enrugada, podendo ser coberta por uma fina camada de pêlo, semelhante a pele de pêssego.
Cores: todos os tipos de cores, das puras, como o albino, cinza e preto, a misturas, manchas e tigrado.
Temperamento: alegre, traquinas e afetuoso
Histórico
Desenvolvida no início de 1966 em Toronto, Canadá, a raça é resultado de um cruzamento entre gatos de pelo curto preto e branco, que acidentalmente gerou um filhote sem pelo. Cruzando a mãe com o próprio animal sem pelo, obtiveram como resultado o Sphynx.
Anos depois, para manter o modelo que é conhecido hoje, o felino foi cruzado com o Devon Rex para expandir a linhagem.
Apesar de ser dócil, o gato não gosta de ficar no colo e ser muito acariciado.
Cuidados e Dicas
O Sphynx não gosta da companhia de outros gatos, por isso é importante que seu dono não tenha outros bichos em casa.
A pele do gato precisa ser limpa diariamente, uma vez que seus poros transpiram muito.
Curiosidades
O felino geralmente é destinado a pessoas com intolerância a pelos, não sendo bem aceito entre os criadores de felinos por ter aparência pouco agradável.