Ter um formigário pode ser uma experiência fascinante. Na natureza, os animais vivem em colônias que podem ir de algumas dúzias de indivíduos até complexos gigantescos com milhões de formigas.
O hobby, que ainda está começando a ganhar espaço no Brasil, já está enraizado há décadas nos EUA, onde são chamados de ant farms (literalmente, fazenda de formigas). Lá, formigários são vendidos desde 1946 pelo correio como uma espécie de brinquedo educativo.
Atualmente, os insetos usados nos formigários brasileiros são as saúvas, encontradas em quase todo o território nacional.
Ficha Técnica
Nome Popular: Formigas, Saúva
Nome Científico: Atta sexdens rubropilosa
Distribuição: Brasil
Família: Formicidae
Tamanho: de 2 milímetros a 2 centímetros, dependendo da casta
Cores: varia de acordo com a espécie criada no fomirgário
Tempo de Vida: sem rainha, de seis meses a um ano. Com rainha, a colônia pode durar até 20 anos
Histórico
Apesar de existirem 12 mil espécies catalogadas de formigas, cientistas acreditam que existam pelo menos outras 2 mil não descobertas ainda. Trata-se de uma das espécies de maior sucesso em todo mundo, nativas de todos os continentes do planeta com exceção da Antártica.
Cuidados e Dicas
Existem dois tipos de formigários feitos no Brasil; os com rainha ou sem rainha. A colônia sem rainha dura de seis meses a um ano, o tempo de vida das operárias, e a com rainha pode chegar a durar até vinte anos.
As saúvas se alimentam de um fungo que cresce nas folhas. Elas carregam os pedaços de vegetal até as profundezas de sua colônia e soltam uma substância nas folhas para que o fungo cresça. O próprio material de construção dos formigueiros, que parece terra endurecida, nada mais é que folhas endurecidas depois de transformadas em fungos.
Os formigários nacionais possuem três compartimentos separados, um para armazenar as folhas, outro onde as formigas constroem a colônia propriamente dita e uma terceira onde jogam os seus restos.
Como alimentação, basta colocar cerca de cinco folhas de árvores frutíferas (ou de qualquer outra que não solte “leite”) e repô-las conforme vão sendo consumidas. Uma dica interessante é que o usuário pode até mesmo controlar a cor do formigueiro com as folhas que fornece. Folhas vermelhas ou verdes fazem o abrigo ficar escuro e folhas amarelas o deixam mais claro.
É preciso fazer um “fosso” de segurança para impedir que as pequenas exploradoras não resolvam tentar desbravar a casa do dono, pois é muito difícil mantê-las no formigário. Essa faixa de segurança pode tanto ser uma barreira de água em volta do vidro, tal qual um castelo, ou passando produtos especiais que impeçam a movimentação das pequenas.
A picada das Saúvas não é venenosa, mas pode doer muito. Portanto, além de ter bastante cuidado ao mexer no formigário, é uma boa idéia usar luvas grossas de borracha.
Curiosidades
As formigas são presença constante no folclore e ficção de diversos povos, muitas vezes retratadas como símbolo do empreendedorismo, do valor do trabalho duro e da necessidade de sacrifício do indivíduo em prol de sua sociedade.
Elas foram também muitas vezes citadas por cientistas políticos e pensadores ao longo dos séculos como exemplo de uma sociedade eficiente e organizada.